Nossas Novidades

Fique por dentro de nossas novidades

Conheça mais sobre os óleos essenciais

Óeos essenciais utilizados na aromaterapia proporcionam benefícios para a saúde

Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde por meio da aromaterapia, podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, fungicida, bactericida, repelente e agente de limpeza natural, só é preciso ficar atento às propriedades de cada tipo de óleo essencial.

 

  • O que é aromaterapia e quais seus benefícios?

Os óleos essenciais são obtidos por meio de técnicas de extração, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. Os terpenos, que são compostos orgânicos voláteis presentes nos óleo essenciais, podem ser extraídos das folhas, raízes, sementes, frutos, flores e dos troncos de plantas.

 

  • Conheça as técnicas de extração de óleos vegetais

Os terpenos podem reagir com outras substâncias ou com eles mesmos e originar outros compostos químicos, como o mentol, cânfora, vitamina A, esqualeno, limoneno e o farnesol. Além destas substâncias, os terpenos são também altamente reativos com outros compostos presentes na atmosfera, como ozônio, nitrato, e hidróxidos.

Os terpenos representam a classe mais importante de substâncias químicas secretadas pelos vegetais e são derivados de uma molécula (isopreno) formada por várias ligações de carbono. O termo terpeno surgiu da terebintina, que é uma resina provinda dos troncos de pinheiros, sendo que a palavra terpeno, de origem grega, significa cheiro agradável. Porém, os terpenos não estão presentes somente nos pinheiros e nas coníferas. Eles são encontrados em frutas cítricas (como a laranja), nos eucaliptos, roseiras, entre outras.
 

Benefícios

Determinados óleos essenciais, como os de eucalipto, lavanda, canela, tomilho e melaleuca são capazes de agir como antisséptico, anti-inflamatório e antibacteriano. Aproveitando a capacidade que os terpenos presentes nos óleos essenciais possuem, vários equipamentos foram desenvolvidos com o objetivo de purificar e higienizar o ar, eliminando poluentes que podem causar danos à saúde.

Existem também as propriedades expectorantes e diurética, que podem ser obtidas por meio do uso do óleo essencial de eucalipto, por exemplo. Mas atenção: nunca faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica ou de um aromaterapeuta. Os óleos essenciais são naturais, porém não deixam de ser remédios que podem provocar efeitos colaterais.

Outros benefícios estão relacionados aos efeitos no trato gastrointestinal, atuando na diminuição de espasmos, e agindo contra a insônia, dos óleos essenciais de menta e de verbena, conferindo-lhes propriedades sedativas.

Fonte: Ecycle