Não é de hoje que os elementos naturais, como plantas e vegetais, são utilizados para prevenir, controlar e medicar dores e doenças.
Originado em 1920, na França, o termo Aromaterapia é proveniente da fitoterapia, técnica que estuda as funções terapêuticas de plantas e vegetais para a prevenção e o tratamento de doenças.
Segundo a Aromaflora - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia, a Aromaterapia é uma terapia complementar e integrativa utilizada para promover e manter a saúde e o equilíbrio físico, mental e espiritual.
E para que serve a Aromaterapia?
Podemos a considerar como uma terapia através do aroma de flores, frutos e vegetais. Contemplando uma técnica holística, a Aromaterapia se faz benéfica no auxílio da saúde física, mental e emocional dos seres humanos.
Entre seus muitos benefícios, os feitos terapêuticos da Aromaterapia podem auxiliar na promoção do relaxamento, redução de dores e fadigas musculares, no controle do estresse e da ansiedade, no tratamento de problemas respiratórios, no estímulo da memória e da concentração, na potencialização das defesas naturais do organismo e na melhora dos sintomas da TPM e menopausa, colaborando com a saúde feminina.
Como a Aromaterapia atua?
Trabalhada com Óleos Essenciais, compostos naturais que são extraídos de plantas e árvores aromáticas, a Aromaterapia atua por meio da inalação ou do contato mediado por um óleo carreador com esses elementos.
Em suas muitas formas de serem utilizados, os Óleos Essenciais podem ser inalados diretamente, acrescentados em tratamentos faciais ou capilares, incorporados em massagens ou aplicados em aromatizadores para ambientes.
Utilizando das propriedades genuinamente puras desses Óleos Essenciais, essa prática terapêutica atua nas atividades físicas, mentais e emocionais daquela que a usufrui, promovendo sensações de bem-estar e harmonia.
Por esse motivo, a Aromaterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, no Brasil, passou a ser uma das práticas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem pode se beneficiar da Aromaterapia?
A Aromaterapia pode ser implantada na rotina e realizada cotidianamente, sem ser necessário o aparecimento de sintomas de dores ou desconfortos. Isto porque essa técnica terapêutica é uma grande aliada na agitação do dia a dia.
O aromaterapeuta, profissional que trabalha com a Aromaterapia, pode ser consultado para que seja possível compreender qual fragrância se encaixa melhor para as necessidades específicas de cada indivíduo.
Os Óleos Essenciais têm ganhado cada vez mais espaço na rotina de cuidados das pessoas que se preocupam em estar bem e se sentir bem e a Aromaterapia tem propiciado para muitas pessoas uma experiência plena de autocuidado e bem-estar.